sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Mesa bem postas


Mesa sempre bem arrumada
Arrumar a mesa sempre exige um prestar atenção na hora da arrumação de pratos, copos, talheres etc. Digamos que não faço no automático. Nas mesas em casa, mais informais, sempre preciso parar e dar uma pensadinha tipo “a tá, faca do lado direito e garfo do esquerdo, taça de vinho desse lado e de água daquele”. Dia desses num jantarzinho com amigos que estavam hospedados em casa arrumei rapidinho, virei, saí e pronto. Depois que comemos e estávamos conversando fui informado que havia trocado os lados dos talheres. Coloquei todos ao contrário. Você viu? Por que pra mim, depois de horas preparando o peixe assado, passou despercebido. Uma amiga viu e acabou sendo engraçado depois. Pra ajudar na memorização e a fazer certinho não só em jantares super formais, mas no dia a dia em casa também (um almoço em família no domingo certamente fica mais agradável com uma mesa arrumada com cuidado e carinho), seguem umas dicas interessantes.

E, claro, algumas imagens para nos inspirar...

1. Os talheres seguem a ordem de utilização de fora para dentro, ou seja, os mais afastados do prato serão utilizados primeiro e assim segue. Isso em jantares formais. Em casa, faca a direita (sempre com a cerra virada para o prato) e garfo a esquerda. Se for servir uma sopinha de entrada, ou algo assim, acrescente a colher de sopa a direita da faca.

2. Os talheres de sobremesa ficam acima do prato. A faca mais próxima com o cabo pra direita, em seguida o garfo com cabo pra esquerda, por último, a colher com cabo pra direita. Vai servir várias opções de sobremesa que exigem todos esses talheres, ótimo. Caso contrário, simplifique. Uma ou duas opções são suficientes.

3. Os copos ficam na diagonal à direita acima do prato, podendo estar alinhados ou agrupados, se forem mais de três. O maior mais próximo ao prato e os demais por ordem de tamanho. Vale lembrar que o maior é para água, o segundo maior para vinho tinto e o menor para vinho branco. Mas só coloque tantos copos na mesa se for servir todas essas opções. Em casa, entre amigos, duas são suficiente: a de dentro para servir água e a de fora para vinho.

4. Dica, ou melhor, regra geral: simplifique. Disponha na mesa o que vai ser usado. Nada de usar mil talheres pra impressionar e deixar tudo sem uso. Isso é o óh! E lembre-se: a mesa bonita é pra demonstrar cuidado com os convidados e tornar a refeição mais agradável e não para intimidá-los.

Uma colinha básica pra sempre que bater a dúvidaUma fotinha padrão pra reforçar a ideiaUma versão com vários talheresUm pouco mais minimalista na quantidade de itens
Todas as imagens foram garimpadas na rede.

6 dicas para deixar sua mesa linda

Dicas de saúde
Mesa bem arrumada
Para que uma refeição deliciosa e saudável também seja bastante apetitosa aos olhos, é importante que você pense nos detalhes. E, já que uma mesa bem colocada faz toda a diferença na hora da refeição, anote as dicas da Vapza e faça da sua sala de jantar um restaurante!
1 – Pratos brancos realçam a cor dos alimentos. Além disso, as peças deverão ser grandes para comportar, além da iguaria, alguns itens decorativos;
2 – Minilegumes, flores comestíveis, brotos de beterraba e cenoura são ótimas opções para dar um charme à refeição;
Mesa bem arrumada
3 – Procure não misturar os ingredientes no prato, colocando-os um ao lado do outro. Você pode também optar por colocá-los em um potinho junto ao prato principal, o importante é deixar tudo à vista, dando a opção de o convidado escolher o que quiser comer;
4 – Use toalhas e guardanapos que deixem a ocasião mais convidativa! Estampas coloridas são ideais para o almoço. Para o jantar opte pelas lisas;
5 – Prefira copos altos;
6 – Para deixar a mesa mais bela, coloque no centro dela um vaso com ervas e pimentas frescas ou flores comestíveis.

Mesa bem arrumada



3 comentários: